4.2 - Genética
4.2.2 - Potencial genético
O potencial genético de um cavalo é calculado com base no potencial genético e no BLUP dos seus progenitores.
Uma vez que o potro nasce, o seu potencial genético já não se pode desenvolver
As capacidades inatas e a evolução da capacidade com as brincadeiras e desempenho de missões não estão incluídas no potencial genético. Isto significa que as capacidades do cavalo podem exceder os valores listados no potencial genético.
4.2.3 - Estrelas concedidas pela excelência
O prémio para a excelência é uma estrela verde que encontrará debaixo do potencial genético do cavalo. Indica que o cavalo é excelente numa capacidade em particular. É raro, uma vez que é o culminar do trabalho do criador em termos de treino e seleção cuidada de stock de criação. É um prémio para os cavalos excecionais!
Para ganhar uma estrela de excelência, o cavalo deve ter atingido 100% do potencial genético na capacidade em questão. É possível obter estrelas adicionais numa capacidade a cada 10% de potencial genético adicional alcançado na capacidade.
As estrelas de excelência são atribuídas apenas aquando do nascimento de um potro, pois o potencial genético de um cavalo não poderá mudar uma vez que este tenha nascido.
4.2.4 - Capacidades inatas
Trata-se das capacidades que um cavalo tem logo à nascença. Nem todos os potros têm necessariamente capacidades inatas. Dependem dos progenitores do potro, do seu potencial genético e do seu BLUP. Assim, um potro pode nascer com 10% de resistência, por exemplo.
Um potro não pode nascer com capacidades negativas. Se o BLUP médio dos pais for abaixo de 0, então, o potro não terá capacidades inatas.
Estas capacidades inatas são definidas à nascença. São acrescentadas ao potencial genético.
Tenha em conta que as capacidades inatas são integradas às capacidades, por isso, é possível exceder o valor indicado no potencial genético. Este valor efetivo é o que irá contar para o requisito mínimo de capacidade para competições.
4.2.5 - O BLUP
O valor de BLUP é um índice genético. Desempenha um papel na criação pois os valores de BLUP dos pais afetam o potencial genético do potro e as suas capacidades à nascença.
É calculado de acordo com:
- o nível de treino do cavalo nas suas três melhores capacidades
- o número de competições ganhas pelo cavalo, sendo 20 vitórias o número ideal.
- a idade do cavalo, o BLUP só pode chegar a 100 a partir dos 10 anos
Com base nestes parâmetros, o valor BLUP estará sempre entre -100 e +100,em que -100 é o valor mínimo e +100 é o valor máximo que um cavalo pode atingir.
Quanto mais altos forem os valoresda média de BLUP dos pais, maior será a hipótese do potro ter um potencial genético e capacidades inatas mais elevados.
Além disso, se o valor da média de BLUP dos pais for abaixo de 0, o potro não terá capacidades inatas.
Para ter os melhores potros possíveis, é aconselhável escolher cavalos com um valor elevado de BLUP como parceiros de criação, ou pelo menos com um valor positivo, ou seja, cavalos que estejam bem treinados e tenham tido bons resultados nas competições.