As instruções do criador

3.2 - Capacidades e treino

3.2.2 - As capacidades

No Howrse, existem seis categorias de capacidades:

  • resistência
  • velocidade
  • adestramento
  • galope
  • trote
  • saltos

As capacidades máximas que um cavalo pode atingir durante a sua vida e ao longo das atividades que lhe mandar fazer é determinado à nascença, em função da sua raça e progenitores. Por isso, as capacidades variam de indivíduo para indivíduo, mesmo dentro da mesma raça. Contudo, tal como a lógica nos informa, um trotador nunca será um campeão de corrida a galope! Uma vez que o potencial de um cavalo não se pode estender infinitamente, chegará uma altura em que o seu cavalo deixará de progredir. Cabe-lhe a si desenvolver ao máximo as capacidades do seu cavalo!

Há três formas principais de desenvolver as capacidades do seu cavalo:

  • passeios
  • treino
  • competições

Tome atenção à saúde do seu cavalo. Se o treinar, levá-lo a passeios ou inscrevê-lo em competições e ele não tiver a saúde a 100%, ele não ganhará o número máximo de pontos de capacidade. Se o seu cavalo não ganhar o máximo de capacidades, não poderá alcançá-las mais tarde.

Há outras duas formas de melhorar capacidades:

  • Brincadeiras, quando o potro tem entre 8 e 16 meses de idade. Pode obter até 60 pontos de capacidade a brincar com um potro.
  • Missões, a partir dos 2 anos de idade do cavalo. Fazem com que perca 30% de energia. O aumento das capacidades depende da qualidade das missões no centro onde o seu cavalo está alojado. As missões permitem que um cavalo ou pónei ganhe pontos de capacidade em duas das suas capacidades com maior potencial. Tenha em atenção que as capacidades ganhas através das missões deixam de aumentar quando o seu cavalo fizer 25 anos!

Quando tiver concluído o desenvolvimento da capacidade de um cavalo, essa capacidade será apresentada a negrito no potencial genético do cavalo. A conclusão do desenvolvimento significa concluir o treino e a equitação, e fazer com que o cavalo adquira todas as capacidades possíveis nas competições

3.2.3 - Treino

O treino com passeios começa com 1 ano e 6 meses. Existem 2 tipos de passeios: passeios na floresta e passeios na montanha. Cada um desenvolve capacidades específicas:

  • Os passeios na floresta desenvolvem o dressage, o galope e os saltos
  • Os passeios na montanha desenvolvem a resistência, a velocidade e o trote

Irá ver o aparecimento progressivo de estrelas no quadro das Capacidades (no centro da página do cavalo). Tenha em atenção que o ganho de estrelas é limitado, e após um determinado período de tempo, o seu cavalo deixará de ter ganhos ao fazer passeios.

Quando o seu cavalo tiver 2 anos de idade, ele poderá começar a treinar. Cada capacidade requer um treino específico. Cada treino requer 3 horas. Poderá combinar vários tipos de treino durante o dia do seu cavalo, mas verifique sempre o seu nível de energia e que horas são no seu histórico de forma a que ele descanse o suficiente. Lembre-se, tem que deitá-lo às 22:00, o mais tardar!

Quando o seu cavalo atingir os 5 anos de idade, pode dar passeios na praia. Nestes passeios especiais, pode alterar a atribuição das capacidades do cavalo transferindo-as de uma capacidade para outra. Quanto maior for o passeio, maior é a transferência de capacidades. Aviso, a transferência é limitada e corresponde a 2.5% do potencial genético do cavalo.

Lembre-se, se a moral do seu cavalo não estiver a 100% quando este vai passear na praia, a transferência de capacidade será menor que a esperada e perdida para sempre.

3.2.4 - Bónus

Aparecem num quadro, na página do cavalo. Tratam-se de pontos adicionados às capacidades, mas não devem ser confundidos com as capacidades. Fazem a diferença nos resultados das competições, mas não contam para o mínimo requerido para as competições.

Podem ser associados a:

  • no centro equestre onde um cavalo foi alojado, de acordo com o seu prestígio
  • com vários artigos comprados na loja ou no Mercado Negro ou encontrados durante atividades realizadas pelo seu cavalo

São também apresentadas com um sinal de + à sua frente quando passa o seu rato sobre o quadro de “Capacidades”.